sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril-O dia da Liberdade


Há 35 anos caiu um regime fascista. Um regime totalitário, que aprisionava as opiniões e os gestos, que paralisava as mentes e as palavras.


Há quem diga que foi um golpe de estado, há quem diga que foi uma revolução , há quem diga que foi um golpe de estado transformado em revolução.

Não sei, sinceramente. Não era vivo nesse tempo e não tenho dados imparciais para esboçar uma opinião.


Sei que se acabou o medo ou que , pelo menos, se reduziu drasticamente.

Sei que a Liberdade voltou.

Sei que se dissesse nessa altura o que digo agora, estaria em Caxias ou no Tarrafal.

Sei que, pelo menos agora, posso falar.


E por isso sinto, festejo e comemoro o 25 de Abril.

Agradeço a quem lutou contra o regime, pela Liberdade.


Ainda há muito que fazer, mas agora, como sempre, depende de nós. Sempre tivemos , individual e colectivamente, a possibilidade de influenciar e mudar a sociedade.

Antigamente era bastante perigoso. Implicava, muitas vezes, um compromisso sério e um ajustamento da vida , uma renúncia a qualquer vida social ou familiar e uma passagem para a clandestinidade, Agora já não, embora exija dedicação, como tudo quando levado a sério na vida.


Mas há uma coisa que não nos podemos esquecer. A Liberdade não é garantida, e não se pode lembrá-la nem lutar por ela apenas um dia por ano.


Tem de ser uma luta e ter uma atenção contínua, uma denúncia permanente de quem nos tenta tirá-la e um carinho firme pelo que é e o que nos dá. Senão, corremos o risco de ficar sem ela. Porque, mesmo sendo um direito fundamental , infelizmente ainda há quem tenha a mania de não a respeitar.


E, principalmente agora, em que muita gente se tornou apática e apolítica , recordo que o que os políticos decidem nos afecta a todos. Não podemos deixar andar, não podemos ficar calado. Temos de falar e de lutar. Não podemos permitir que algumas pessoas ponham a ambição , a crença cega e o interesse próprio à frente da Humanidade.


25 de Abril Sempre

Fascismo nunca mais!

Viva a Liberdade e a Humanidade!


Ps:Por vezes acho que afinal ainda não há tanta Liberdade assim.O tempo virá, temos é que lutar. 04/05/09

Sem comentários: